Novidades

Hospital Mater Dei Santa Genoveva incentiva doação de sangue

A campanha Junho Vermelho é uma iniciativa que visa incentivar a doação de sangue em todo o país. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, e estendida pelo Ministério da Saúde, a campanha busca sensibilizar e educar a população sobre a importância desse ato solidário. No Brasil, apenas 1,4% da população realiza doações, o que corresponde a 14 pessoas a cada mil habitantes. No entanto, o país está dentro da recomendação da OMS de que 1% a 3% da população seja doadora.
O mês de junho foi estrategicamente escolhido para a campanha, devido à diminuição do número de doadores nesse período. A proximidade das férias escolares, que leva muitas famílias a viajar, e o aumento das infecções respiratórias, devido à queda de temperatura, contribuem para a escassez nos bancos de sangue.

Doações em Minas Gerais
Dados da Fundação Hemominas revelam que apenas 2% da população de Minas Gerais realiza doações de sangue. Atualmente, a fundação é responsável por aproximadamente 91% das transfusões sanguíneas no estado, contabilizando cerca de 23 mil doações efetivas mensalmente.

A Importância da Doação
A doação de sangue é um ato de solidariedade, e individual, que desempenha um papel fundamental no suporte a tratamentos médicos essenciais. Pessoas que necessitam de intervenções urgentes e complexas, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos, dependem desse ato altruísta. Além disso, pacientes com doenças crônicas graves, como Doença Falciforme e Talassemia, também precisam do sangue doado para prolongar e melhorar a qualidade de suas vidas. O sangue é igualmente crucial no tratamento de feridos, em situações de emergência ou calamidades.

Doar é fácil e seguro
Doar sangue é um processo simples, seguro e que pode salvar vidas. O procedimento completo leva menos de uma hora, com o tempo efetivo de doação durando cerca de 10 minutos apenas. Ao realizar uma doação de sangue, a pessoa terá a satisfação de saber que poderá salvar até 3 pessoas com o seu gesto.

A transfusão de sangue em situações críticas
O sangue doado pode ajudar muitas pessoas em situações críticas. Um único paciente gravemente ferido pode esgotar quase por completo os estoques de sangue de um hospital. Infelizmente, acidentes de carro, violência, acidentes de construção, hemorragias pós-parto e lesões ocorrem diariamente, colocando vidas em risco. Nesses momentos críticos, uma transfusão de sangue pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Aproximadamente 1 em cada 7 pessoas, que são admitidas em um hospital, necessitam de sangue, e cada paciente é querido por alguém, o que significa que a doação impacta diretamente muitas pessoas.

A transfusão de sangue não apenas salva vidas, mas também melhora a saúde e a qualidade de vida dos pacientes. Em certas condições médicas, como a diminuição da produção de células sanguíneas causada pela quimioterapia, a transfusão de sangue é necessária, até que o próprio corpo do paciente seja capaz de produzir as células sanguíneas.

Quem pode doar?
Em geral, pessoas entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg e que não tenham realizado tatuagem ou maquiagem definitiva, nos últimos 12 meses, podem doar sangue. Outros critérios, como o consumo de álcool, uso de drogas ilícitas e presença de doenças infecciosas, são avaliados durante a triagem clínica. A doação pode ser agendada por meio do site da Fundação Hemominas ou de um aplicativo disponível para esse fim.

O Mater Dei Santa Genoveva reforça o apelo para que mais pessoas se tornem doadoras, a fim de manter os estoques regulares em todo o país e salvar vidas. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas. O Brasil conta com 2.097 serviços de hemoterapia, e é fundamental fortalecer essas estruturas para garantir a disponibilidade de sangue e hemoderivados, quando necessário.

Para quem deseja se tornar um doador, seguem as informações do Hemocentro de Uberlândia:
Horário de atendimento
• Segunda a sexta-feira: 7h às 12h (exceto feriados) – atendimento com horário agendado
• Segundo e último sábado do mês: 7h às 12h – atendimento com horário agendado
Agendamento por telefone: (34) 3088-9236 3088-9237 3088-9238
Agendamento por aplicativo: Aplicativo MG App – Cidadão
Agendamento online
Informe-se: Condições para doar
Endereço: Avenida Levino de Souza, 1845 – Bairro: Umuarama – Cep: 38.405-322

Compartilhar