Novidades

Dietas Restritivas: o perigo do Verão

Preste atenção! A perda de peso, para o cérebro do ser humano, é sinal de perigo, e não de sucesso estético. Por isso, muito cuidado com a pressa em “secar” uns quilinhos, com o objetivo de estar em forma no Verão. Uma dieta muito pobre, ou seja, restritiva, provoca deficiência de minerais, vitaminas, carboidratos e proteínas. Além disso, pela baixa ingestão calórica, o organismo passa a estocar calorias, para manter o metabolismo funcionando. 

Dietas restritivas engordam

Sempre que chega o Verão, começa a epidemia das dietas, para que as pessoas “apareçam bonitas na foto”. Como, na maioria das vezes, há um sentimento de urgência, as providências vêm impregnadas de restrições excessivas, visando resultados rápidos. Entretanto, as dietas restritivas causam bastante sofrimento e, logo, são grandes alvos de reiteradas desistências.

Algumas dietas podem até funcionar, num primeiro momento, mas a tendência é voltar ao peso original, ou até maior. O que acontece é que o cérebro não entende as intenções do regime e acredita que deve proteger o organismo. Sendo assim, passa a criar mecanismos de adaptação, que sabotam o propósito inicial.

Dessa maneira, a crise de abstinência, causada pelo veto ao nutriente, força um consumo maior, no final do processo. Ou seja, o próprio organismo busca se proteger da perda repentina de peso. Assim, o apetite aumenta, o metabolismo cai e surge uma obsessão pelo alimento suprimido.

Os perigos das dietas restritivas para a saúde

São vários os riscos e prejuízos para a saúde, em função das dietas restritivas. Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que cada organismo é único e reage de forma distinta. Além disso, podem surgir efeitos colaterais, como mau hálito, tontura, cansaço, fraqueza, prejuízo da memória e perda de massa magra.

Doenças cardiovasculares e diabetes

As dietas sem carboidrato são, geralmente, as preferidas por quem deseja perder quilos de forma rápida. Contudo, na ausência desse componente, o corpo passa a utilizar as proteínas e parte da gordura, como fonte de energia. Desse modo, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. 

Alterações de humor e lentidão de raciocínio

O organismo utiliza primeiro a reserva de glicose armazenada no fígado e nos músculos, para produzir a energia necessária. Isso quer dizer que, mesmo antes de recorrer à gordura do corpo, há uma sobrecarga no fígado. Dessa maneira, o órgão trabalha mais, com a ausência de glicose, causando, por exemplo, fraqueza, raciocínio lento e mau humor.

Dietas restritivas reduzem a quantidade de fibra no organismo

Constipação, picos de insulina e alto colesterol pode ser agravados por uma alimentação pobre em alimentos fibrosos e vegetais. Como resultado de uma dieta sem fibras e precursores de vitaminas, há menor absorção de colesterol e glicose pelo organismo. Além disso, causa prejuízo no funcionamento do intestino e surgimento de problemas no estômago, na pele e nos cabelos.

Como funciona a perda de peso saudável

Se uma pessoa tem sobrepeso ou obesidade, a perda de peso, nesse caso, pressupõe ganho em saúde. Por outro lado, as dietas restritivas têm, normalmente, apenas o objetivo de melhorar a imagem corporal. De tal sorte que o processo acaba causando, ao contrário, danos à saúde.

A perda de peso saudável deve levar em conta algumas questões, como:

  • Grau de motivação;
  • Apoio de profissional habilitado;
  • Envolvimento da família e amigos;
  • Avaliação prévia e detalhada dos hábitos alimentares;
  • Prática de exercícios físicos;
  • Definição de prazos e objetivos realistas;
  • Modificação do ambiente;
  • Força de vontade e paciência.

Troque as dietas restritivas pela Reeducação Alimentar

É preciso lembrar que não existem milagres, ou seja, não se consegue perder peso através da mágica das dietas restritivas. Para começar, quanto mais restritiva, maiores são as chances de desistir. A perda de peso não deve acontecer a qualquer custo, aliás, deve ser gradual e preservar a saúde.

Fazer uma dieta eventual para objetivos específicos não resolve de vez o excesso de peso. Em contrapartida, a reeducação alimentar corrige e substitui os hábitos alimentares prejudiciais, de acordo com um plano nutricional individual. Assim como é, também, fundamental praticar uma atividade física, dormir bem e buscar o bem-estar mental. 

O Mater Dei Santa Genoveva possui inúmeros profissionais capacitados e preparados para auxiliá-lo nesse desafio. O complexo conta com uma estrutura moderna e completa, pronta para atender você.

 

Compartilhar