Novidades

Dia da Gula: comemore com reeducação alimentar!

O Dia da Gula é celebrado, todos os anos, no dia 26 de janeiro. Entretanto, apesar de comemorativa, a data é um alerta sobre esse grave distúrbio alimentar. A gula, inclusive, é conhecida como um dos sete pecados capitais do homem, de acordo com uma visão religiosa. Afinal, tem relação com um desejo exacerbado por comida, com o claro objetivo de obter prazer ou compensação. Nós sabemos que todo exagero tem consequências, por conseguinte, o equilíbrio é fundamental!

Comer como fonte de prazer

De uma maneira geral, a necessidade de alimentação excessiva é desencadeada por causas inconscientes. Certamente, como todos podemos concordar, o paladar é um dos sentidos que mais trazem satisfação direta e instantânea. Dessa maneira, acaba sendo uma forma de compensar nossos desequilíbrios emocionais.

A vida compreende um somatório de experiências sucessivas, que podem ser positivas, negativas, alegres ou estressantes. A pressa, a solidão, as pressões do cotidiano podem, então, provocar a perda do controle sobre nossas vidas. Como consequência, tendemos, inconscientemente, a descontar na comida.

O que acontece é que acontecimentos ruins, bem como situações de estresse, fazem nosso corpo reduzir a produção de serotonina. Esse neurotransmissor é, sobretudo, responsável pela sensação de bem-estar. Sendo assim, para recuperar essa sensação, passamos a ingerir grandes quantidades de alimento, podendo chegar até mesmo a uma compulsão.

Formas de controlar a gula

A gula pode desencadear vários problemas de saúde, como a obesidade e o aumento do colesterol. A partir daí, outras situações podem ser provocadas, como problemas cardíacos e respiratórios, por exemplo.

Segundo o Ministério da Saúde, “a obesidade está relacionada ao aumento do risco para outras doenças”. Na página da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, SAPS, há alertas sobre a gravidade do problema, inclusive em relação à Covid-19.

Por isso, enumeramos algumas orientações que podem ser seguidas, para ajudar no controle da gula:

  • Evitar jejuns prolongados;
  • Não fazer refeições com muita fome;
  • Refeições saudáveis a cada três horas;
  • Evitar rodízios e self-services;
  • Ficar atento ao consumo de guloseimas;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Ingerir fibras e proteínas;
  • Manter-se sempre hidratado.

Por que controlar a gula é importante?

Em primeiro lugar, porque comer é muito bom e pode ser viciante, não é mesmo? Mas o principal motivo para controlar a gula é evitar o ganho de peso, que pode desencadear vários problemas de saúde. Além disso, em muitos casos, a gula pode ser indício de um transtorno alimentar.

Esse distúrbio pode estar relacionado a um desequilíbrio hormonal e acompanhar quadros de ansiedade e outros problemas emocionais. Pode também incluir o consumo exagerado de bebidas, especialmente as alcoólicas. De tal forma que é criado um círculo vicioso, quando a bebida pede um acompanhamento, em geral os mais gordurosos.

Quando a gula ameaça se tornar um incômodo para o indivíduo, este deve procurar ajuda. Nesse sentido, uma das primeiras providências é buscar o estabelecimento de hábitos mais saudáveis.

Se comer é bom, comer bem é melhor e mais saudável

Para quem já identificou que mantém uma aproximação perigosa com a gula, é importante pensar em uma reeducação alimentar. Para começar, alguns hábitos podem ser desenvolvidos para combater a gula e melhorar a saúde. Um deles é organizar os horários da alimentação, com intervalos entre as refeições, de preferência de três em três horas.

Em seguida, aprender a comer sem pressa e incluir saladas e frutas. Para aumentar o prazer na alimentação saudável, uma boa dica é caprichar na apresentação do prato. Assim, estabelecer uma dieta disciplinada passa a ser também prazeroso e garantir a sensação de bem-estar. A reeducação alimentar é, sem dúvida, uma boa prática para criar uma vida mais saudável e equilibrada.

Controle a gula com acompanhamento especializado

Finalmente, em casos mais preocupantes, o indicado é obter ajuda profissional, como de um nutricionista ou um endocrinologista. Além disso, pode ser muito gratificante contar com um apoio psicológico e terapêutico. De fato, vários outros fatores interferem em nossa relação com a comida e, muitas vezes, nós nem percebemos.

Comemore o Dia da Gula com muita saúde!

Sempre que precisar, conte com o Mater Dei Santa Genoveva, que possui estrutura completa e profissionais qualificados para atender você.

Compartilhar