Novidades

Que alimentos podem ajudar a combater resfriado?

Para começar, é preciso sempre reforçar a importância da alimentação na manutenção da saúde e da qualidade de vida. De fato, uma dieta nutritiva e variada fornece vitaminas e minerais essenciais para que o organismo fortaleça sua imunidade. A alimentação saudável garante, portanto, que nutrientes indispensáveis estejam presentes em nosso corpo, segundo os níveis recomendados.

Em contrapartida, uma dieta pobre ou desbalanceada não apenas pode levar a excessos prejudiciais, como também a graves carências nutricionais. Assim, a alimentação tem o poder de equilibrar ou, ao contrário, diminuir a capacidade do corpo de resistir às doenças.

É gripe ou resfriado?

Enquanto a gripe é causada pelos vírus da família Influenza, outros 200 tipos de vírus podem provocar um resfriado. E, embora os sintomas sejam similares, na gripe são mais severos e duram mais tempo do que no resfriado. Outra diferença é uma possibilidade maior de complicações pulmonares, como a pneumonia, nos casos de gripe.

De modo geral, o resfriado é uma infecção nas vias aéreas superiores, especialmente no nariz e na garganta. A transmissão se dá através das secreções e partículas de saliva da pessoa infectada. Por esse motivo, a higiene das mãos e a circulação de ar são fundamentais para prevenir o contágio.

Os principais sintomas do resfriado são: febre, dores de ouvido e garganta, congestão nasal, espirros e tosse. Além disso, o indivíduo resfriado pode ter seu sono afetado, quadros de mal-estar e dificuldade para respirar. Esses sintomas podem perdurar até uma semana.

Peguei um resfriado. E agora?

O tratamento da pessoa resfriada se resume, principalmente, nos cuidados para alívio dos sintomas. Por isso, é importante observar a alimentação, para auxiliar o organismo no combate à infecção e na recuperação da saúde. Muito embora, durante o período do resfriado, o apetite e o paladar sejam, quase sempre, afetados.

Uma dieta rica em vitaminas e minerais promove um efeito positivo sobre o sistema imunológico. Sendo assim, para que o indivíduo resfriado se recupere, é preciso consumir alimentos que tornem sua resposta mais eficiente. A alimentação deve restaurar as reservas nutricionais e favorecer a sustentação do corpo, durante a cura.

Em virtude da sensibilidade na garganta, entretanto, é preferível, muitas vezes, que a comida seja quente e de textura pastosa. Além disso, para ressaltar o sabor, pode-se temperar os alimentos com alho, açafrão e sal marinho.

Alimentos que ajudam a combater o resfriado

Antes de mais nada, vale lembrar que as medidas de combate ao resfriado servem, igualmente, para a sua prevenção. Desse modo, é uma excelente ideia considerar uma melhoria permanente nos hábitos alimentares. Em primeiro lugar, ingerir líquidos é fundamental, pois hidratam, facilitam a digestão e ajudam no funcionamento dos rins e intestinos.

Em seguida, as vitaminas A, E e C, zinco e selênio reforçam a imunidade e aceleram a resposta do corpo. Assim, baseados nesta potente lista de nutrientes essenciais, selecionamos os principais alimentos para combater o resfriado.

Sopas e caldos de legumes

Legumes, folhas verdes, assim como o alho e a cebola, estão entre os melhores ingredientes para uma sopa bem nutritiva. As sopas e caldos quentes dão alívio à garganta, são fáceis de engolir e melhoram a expectoração.

Canja de galinha

Desde os tempos antigos, a canja de galinha é famosa para auxiliar na recuperação dos resfriados. Além do teor calórico e das vitaminas, é rica em sódio e potássio, que regulam a temperatura corporal.

Chás e sucos

Os chás são ótimos, tanto para aliviar a garganta quanto para descongestionar as vias respiratórias. Os mais recomendados são os de camomila, hortelã, gengibre, canela, limão e alho. Como adoçante, o mel é extraordinário, pois tem ação antisséptica e antibacteriana.

Por outro lado, os sucos aliviam a sensação de calor e auxiliam no consumo de frutas e verduras. Eles podem ser feitos a partir de frutas cítricas, folhas verdes e legumes, utilizando água de coco ou mineral.

Além dos alimentos já relacionados, é interessante incluir as frutas, ao longo do dia e, inclusive, como sobremesa. Iogurtes naturais e leite fermentado também são recomendados, devido à capacidade de reforçar a imunidade e restaurar a flora intestinal.

Alimentos para evitar durante um resfriado

Assim como existem alimentos que curam, há também os que pioram o estado de saúde. Dentre eles podemos citar:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Café;
  • Laticínios;
  • Açúcar;
  • Comidas apimentadas e muito condimentadas.

Afinal, são alimentos que agravam a inflamação causada pelo resfriado e sobrecarregam o organismo. Dessa forma, seu consumo pode causar desconforto estomacal e, mais ainda, retardar o restabelecimento.

Logo, cuide-se bem, estabeleça uma boa rotina de exercícios e pratique uma alimentação saudável. Certamente, será bem mais fácil se manter afastado das doenças e infecções. Contudo, se o resfriado pegar você, conte com a equipe do Mater Dei Santa Genoveva, que está sempre pronta para atender você!

Compartilhar