Novidades

Cuidado! Crianças não são pequenos adultos na cirurgia pediátrica

A cada ano que passa Uberlândia, vem se tornando referência regional em cirurgia pediátrica, uma especialidade que exige conhecimentos específicos e profissionais bem treinados. E, mantendo a trajetória de pioneirismo, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar é reconhecido como um dos hospitais referência nesse assunto.

Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), a cirurgia pediátrica é a especialidade responsável pelo tratamento clínico-cirúrgico de crianças e adolescentes com doenças congênitas ou adquiridas. Seja no período antes do nascimento ou até o fim da puberdade. De acordo com a CIPE, atualmente, a formação mínima do cirurgião pediátrico pode variar de cinco a seis anos.

Para o cirurgião pediátrico do Santa Genoveva Complexo Hospitalar e membro da empresa Assistência Médica em Cirurgia Pediátrica, Oscari Bruno, as crianças têm suas especificidades e não podem ser tratadas como adultos pequenos, sobretudo quando o assunto é cirurgia.

 

Cirurgia pediátrica

“A cirurgia pediátrica atende a faixa etária de zero a 13 anos e exige uma série de conhecimentos específicos, além de necessitar de médicos bem treinados e que consigam atuar em estruturas hospitalares complexas, como Pronto-Socorro e Unidades de Terapias Intensivas (UTIs). É importante que esse profissional esteja integrado com outras áreas pediátricas, de forma multidisciplinar. Assim, ele consegue estar preparado para dar o melhor atendimento cirúrgico e conseguir os melhores resultados possíveis”, afirma Bruno.

“Hoje, em Uberlândia, conseguimos realizar todos os tipos de cirurgias pediátricas referentes às patologias específicas, salvo as cirurgias fetais, que são realizadas em centros especializados. Nós recebemos pacientes de todas as cidades do entorno, Triângulo Mineiro e cidades dos estados vizinhos”, finaliza o cirurgião pediátrico, Oscari Bruno.

 

Estrutura do hospital é o diferencial 

O Santa Genoveva Complexo Hospitalar é referência em cirurgia cardíaca pediátrica e oferece toda a estrutura para assistência à criança, desde o atendimento às urgências com entrada pelo Pronto-Socorro, até o atendimento realizado pelo pediatra que, na necessidade de uma avaliação cirúrgica na criança, conta com uma equipe de cirurgiões pediátricos 24h por dia, com escalas em todos os setores do hospital. Ao todo são sete profissionais especializados.

Além disso, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar disponibiliza berçário, maternidade, UTI Pediátrica e Neonatal, centro cirúrgico equipado com anestesiologista especialista em crianças, assim como equipe de enfermagem apta a dar toda a assistência aos pacientes infantis.

Compartilhar