Internação

Informações Gerais

A internação do paciente deverá ser efetuada sob a responsabilidade de um médico assistente devidamente cadastrado no Hospital.

O paciente ou o seu responsável deverá fornecer todos os dados de identificação solicitados e apresentar os documentos de identidade e os do convênio, se for o caso, além de preencher e assinar o contrato de prestação de serviços.

Os pacientes particulares devem tomar conhecimento da tabela de preços das diárias e de outras taxas, bem como dos acréscimos em horários especiais e de serviços extras a que estão sujeitos (tabela à disposição na Tesouraria).

As diárias começam a vigorar a partir da internação do paciente, independentemente do horário no qual a mesma ocorreu e vencem ao meio-dia (12h). O paciente com alta médica que optar por permanecer após este horário pagará taxa de permanência correspondente a uma diária.

Desejando o paciente ficar em acomodação diferente da que o convênio permitir, bastará efetuar pagamento inicial para cobrir a diferença entre a acomodação a que tem direito e a que deseja ocupar e combinar com o médico assistente a diferença de honorários, se existir.

A recepção ficará responsável por solicitar liberação para o convênio a pacientes com entrada de urgência. A guia fica retida no hospital até a autorização ou não (tanto eletivo quanto urgência) por parte da operadora de convênio. O hospital fica engajado a pedir prioridade em situações de urgência. Será cobrado a internação do paciente caso, haja efetiva negativa por parte do convênio.

Havendo necessidade de transferência do paciente para o CTI, o seu aposento deverá ser liberado imediatamente, a fim de permitir a acomodação de outro paciente e evitar que essa diária seja cobrada.

Informações médicas sobre o paciente serão transmitidas somente pelo médico assistente, pessoalmente. O Posto de Assistência de Enfermagem de cada unidade de internação centraliza as atividades de enfermagem, nutrição e fisioterapia. Para solicitar auxílio e informações, acione o enfermeiro de plantão.

Os aposentos passam por um processo de higienização diária, seguindo normas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. A higienização é realizada no período da manhã, entre 7h e 9h, sendo revisada no período da tarde e sempre que necessário.

A troca do enxoval do paciente é feita diariamente, no período da manhã ou conforme necessidade de substituição.

Para fazer qualquer ligação externa basta discar 9 e solicitá-la ao telefonista. Todas as ligações efetuadas serão cobradas no fechamento da conta hospitalar, conforme relatório detalhado de tarifador, que será entregue para conferência no ato do pagamento.

O hospital disponibiliza a todos a utilização de telefones públicos instalados nas suas dependências.

Após receber alta médica, o acompanhante responsável deverá encaminhar-se ao setor de tesouraria, onde lhe serão disponibilizado informações adicionais sobre o processo.

Depois da alta médica e liberação da tesouraria, o paciente estará apto a deixar o Hospital, tendo o prazo de 1 hora para fazê-lo. Caso não haja o cumprimento deste prazo sem motivo justificável, será cobrada taxa de permanência equivalente ao valor de uma diária, conforme a acomodação.

A conta hospitalar do paciente particular poderá ser acompanhada diariamente e deverá ser quitada a cada 3 dias. O pagamento deve ser efetuado na Tesouraria do Hospital.

O Hospital incluirá na conta do paciente o valor correspondente aos danos que por ventura forem causados aos móveis, bens e utensílios como lençóis, toalhas e talheres, material cirúrgico e/ou hospitalar.

O paciente de convênio que optar por despesa extra ou acomodação não cobertas pelo seu convênio, deverá efetuar pagamento inicial como garantia das despesas extraordinárias, conforme previamente mencionado.

O valor dos honorários médicos cobrados do paciente deverá ser definido entre as partes interessadas, não cabendo ao Hospital qualquer participação neste assunto.

Desjejum: das 7h às 8h

Colação: das 9h30 às 10h – Somente para dietas especificas

Almoço: das 11h às 12h

Lanche: das 14h30 às 15h30

Jantar: das 17h30 às 19h

Ceia: das 20h às 22h – Somente para pacientes

 

* Somente com prescrição médica

 

As dietas do paciente serão prescritas pelo médico assistente, podendo contar para isso com o auxílio da nutricionista, que fará programação adequada das refeições.

Terão direito à refeição os acompanhantes de pacientes menores de 18 (dezoito) e maiores de 60 (sessenta) anos. Os demais acompanhantes poderão solicitar refeições na Tesouraria que será cobrada à parte, de acordo com a tabela vigente do Hospital.

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) oferece aos pacientes uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, tendo como missão produzir alimentos seguros que contribuam com a rápida recuperação dos pacientes.

Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do atendimento aos seus clientes, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar implantou o serviço de Nutrologia para os pacientes internados nas unidades e UTI’s, por meio da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional – EMTN.

A EMTN é composta por médico nutrólogo, nutricionista, enfermeiro, farmacêutico, dentre outros especialistas. A equipe tem a função de monitorar e atender todas as solicitações de avaliação do estado nutricional do paciente, indicando, acompanhando e modificando a terapia nutricional, quando necessário, e seguindo os protocolos, em comum acordo com o médico responsável pelo paciente, até que sejam atingidos os critérios de reabilitação nutricional preestabelecidos.

O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da natureza das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida. Evidências científicas comprovam que o estado nutricional do paciente interfere diretamente na sua evolução clínica, como na redução da morbimortalidade, além de contribuir para um menor tempo de internação. Entre os benefícios do EMTN estão:

  • Redução de 23% na taxa de mortalidade, 11,6% no tempo de internação e 43% na taxa de reinternação entre os pacientes assistidos pela EMTN;
  • Redução na taxa de morbidade;
  • Redução nas complicações mecânicas e metabólicas relacionadas a Terapia Nutricional;
  • Oferta de energia e nutrientes mais adequada.

Confira os horários de visitas:

Apartamento/Enfermaria: 11h00 às 20h

Troca de acompanhante: Acesso em qualquer horário e com quantas trocas forem necessárias

UTI Adulto: 11h às 12h – 1 Visita sem trocas / 14h às 17h – 1 Visita estendida sem trocas

UTI Infantil / Neonatal: Pais: 10h às 20h  – Avós: 15h30 às 16h

Unidade Coronária: 11h às 12h  – 1 Visita sem trocas / 14h às 17h  – 1 Visita estendida sem trocas

Boletim médico: 7h30 às 8h30 (para pacientes internados em UTI)

 

*Não é recomendada a entrada de crianças na UTI.

*O Mater Dei  Santa Genoveva não repassa informações sobre pacientes por telefone. 

Não é permitido:

– Falar alto e fazer ruídos dentro do Hospital.

– Fumar nas dependências do Hospital.

– Ingerir bebidas alcoólicas.

– Permanecer com trajes impróprios dentro ou fora de seus aposentos (principalmente nos corredores)

– Trazer alimentação externa sem autorização, principalmente nos casos de dietas especifica.

– Realizar filmagens sem o expresso consentimento da Direção e mediante autorização médica.

– Solicitar medicamentos para acompanhantes.

– Pernoitar mais de um acompanhante por quarto.

Tire suas dúvidas ou peça mais informações sobre o hospital.